segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Todos os domingos acontece no salão paroquial da Igreja Matriz de N.S da Glória, na Glória do Goitá, reuniões dos Alcoólicos Anônimos.

O alcoolismo é uma doença e deve ser visto como tal. O primeiro passo para que o dependente se livre do vício é assumindo que é alcoólatra e precisa de ajuda. Se a pessoa não tomar esta atitude, não há nada que se possa fazer em prol da recuperação. O segundo passo é procurar ajuda. Com este intuito surgiu o AA (Alcoólicos Anônimos) – entidade (ou irmandade - como se auto denominam) sem fins lucrativos que visa auxiliar na recuperação dos dependentes em álcool.

Um Pouco da História do AA

O AA possui 73 anos de existência. Surgiu na cidade de Akron em Ohio – Estados Unidos. Tudo começou quando um empresário bem sucedido e que havia conseguido se livrar do vício sozinho, observou que sua necessidade pela bebida se tornava cada vez menor quando ele ajudava e auxiliava outros dependentes. Este empresário de nome William Griffith Wilson, juntamente com o Doutor Bob Smith, outro bebedor problemático, descobriram que ajudando-se mutuamente, conseguiam se manter sóbrios e sem a necessidade constante de bebida. Trabalharam juntos a partir daí para auxiliarem outros dependentes . O grupo cresceu e estes primeiros integrantes escreveram os 12 Passos do AA. Quando William retornou a Nova Iorque, escreveu o livro Alcoólicos Anônimos que despertou o interesse mundial. A partir daí, o Alcoólicos Anônimos espalharam-se pelo mundo no intuito de ajudar mais e mais dependentes em álcool.


Visite o site oficial: www.alcoolicosanonimos.org.br, nele você encontrará informações detalhadas a respeito do grupo, encontrará os doze passos listados aqui e poderá fazer um teste para saber se o AA é o local ideal para você!

Ame sua vida! Livre-se do álcool!


Os 12 Passos AA

PRIMEIRO PASSO:
Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

SEGUNDO PASSO: Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.

TERCEIRO PASSO: Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.

QUARTO PASSO: Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

QUINTO PASSO: Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.

SEXTO PASSO: Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

SÉTIMO PASSO: Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.

OITAVO PASSO: Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

NONO PASSO: Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.

DÉCIMO PASSO: Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

DÉCIMO PRIMEIRO PASSO: Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade.

DÉCIMO SEGUNDO PASSO: Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário