quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

JOSÉ GOMES "O CABELEIRA", O PRIMEIRO CANGACEIRO FOI DA GLÓRIA DO GOITÁ.

UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES DO CAPITÃO-GENERAL JOSÉ CESAR DE MENESES DURANTE SEU PROLONGADO GOVERNO EM PERNAMBUCO DIZIA RESPEITO AO CANGAÇO EXISTENTE NO INTERIOR DA CAPITANIA. O CANGAÇO ASSALTAVA SÍTIOS E FAZENDAS, ASSASINAVA A QUEM REAGISSE AOS ASSALTOS, ATACAVA VIAJANTES DESPREVENIDOS A PERCORRER OS CAMINHOS DAS BOIADAS. ENTRE OS BANDOLEIROS MAIS TEMÍVEIS DAQUELES IDOS, DESTACAVA-SE A FIGURA SINISTRA DO CRIMINOSO JOSÉ GOMES, MUITO POPULARIZADO PELA ALCUNHA DE CABELEIRA E NASCIDO NO DISTRITO DA GLÓRIA DO GOITÁ, PERTENCENTE NA ÉPOCA À FREGUESIA DE SANTO ANTÃO, DAÍ POR QUE UMA DAS TROVAS POPULARES CANTADAS NAS FEIRAS A SEU RESPEITO DIZIA:
LÁ NA MINHA TERRA,
LÁ EM SANTO ANTÃO,
ENCONTREI UM HOMEM
FEITO UM GUARIBÃO,
PUS-LHE O BACAMARTE,
FOI PÁ, PI, NO CHÃO.
A ZONA DE AÇÃO DO CANGAÇO CHEFIADA PELO CABELEIRA ERA MATA DE PERNAMBUCO, DE PREFERÊNCIA PROPRIEDADES RURAIS DE SERINHAÉM, CATUCÁ, IGARAÇU, SANTO ANTÃO, MIRUEIRA, SÃO LOURENÇO, AGUA PRETA, GOIANA, PAUDALHO E LIMOEIRO. PARA ALI SEMPRE ENVIAVA PIQUETES O GOVERNADOR, NA TENTATIVA DE CAPTURAR OS BANDADIDOS QUE NAQUELAS PLAGAS ESPALHAVAM O TERROR. NUMA DESSAS DILIGÊNCIAS POLICIAIS, A BATIDA FORA PROVEITOSA, MAS O CABELEIRA NÃO FIGURAVA ENTRE OS CANGACEIROS CAPTURADOS. JOSÉ CÉSAR DE MENEZES, NÃO SE ACOMODAVA COM AS PRISÕES JÁ EFETUADAS E POR SUA ORDEM NOVAS PIQUETES SAÍRAM DA CAPITAL PARA DAR COMBATE AO BANDITISMO EM GERAL ESTABELECIDO NO INTERIOR DA CAPITANIA. NO DIZER DE PEREIRA DA COSTA A SEU RESPEITO: "FOI TAMBÉM INFATIGÁVEL NA PUNIÇÃO DOS DELINQUENTES E, GRAÇAS ÁS SUAS PROVIDÊNCIAS E ENRGIA, LIVROU A CAPITANIA DE UM GRUPO DE AUDAZES SALTEADORES, CAPITANEADOS PELO CÉLEBRE CABELEIRA, QUE NEM MESMO A CAPITAL RESPEITAVAM, COMETENDO ASSASINATOS E ROUBOS. PARA TODOS SE ARMAREM, COMO SE UMA GRANDE QUADRILHA AMEAÇASSE AS VIDAS E BENS DE TODOS, NADA MAIS ERA PRECISO DO QUE ESPALHAR-SE A NOTÍCIA DE QUE O CABELEIRA SE APROXIMAVA. TODOS SE PUNHAM EM ARMAS, E AQUELES QUE ASSIM NÃO SE PREVENIAM POR TIMORATOS, O RECEBIAM COM SUBMISSOS OBSÉQUIOS E PRESTAVAM-SE APRESSADOS A TODAS AS SUAS EXIGÊNCIAS. “JOSÉ CESAR FEZ MARCHAR CONTRA ESSES MALFEITORES DIFERENTES PARTIDAS MILITARES, COM ORDEM DE OS CONDUZIREM VIVOS À CIDADE, E CONSEGUINDO-SE A SUA PRISÃO, FORAM ELES PROCESSADOS E CONDENADOS PELA JUNTA DA JUSTIÇA A MORREREM ENFORCADOS, SENTENÇA ESTA QUE SE EXECUTOU, SUBINDO OS MALFEITORES AO PATÍBULO E DANDO MOSTRAS DE GRANDES CONTRIÇÃO E ARREPENDIMENTO DE SEUS DELITOS”.
NA ÉPOCA, PELAS FEIRAS DE PERNAMBUCO, CANTAVAM-SE DIVERSAS TROVAS POPULARES EM TORNO DO CABELEIRA, ENTRE AS QUAIS, COMO DAS MAIS EXPRESSIVAS, ESTAS:

FECHA A PORTA, GENTE,
CABELEIRA AÍ VEM!
MATANDO MULHERES,
MENINOS TAMBÉM.

CORRA MINHA GENTE,
CABELEIRA AÍ VEM!
ELE NÃO VEM SÓ,
VEM SEU PAI TAMBÉM.

MINHA MÃE ME DEU
CONTAS PARA REZAR,
MEU PAI DEU-ME FACA
PARA EU MATAR.

MEU PAI ME PEDIU
POR SUA BÊNÇÃO,
QUE EU NÃO FOSSE MOLE,
FOSSE VALENTÃO.

EU MATEI UM,
MEU PAI NÃO GOSTOU;
EU MATEI DOIS,
MEU PAI ME AJUDOU.

MEU ME CHAMOU:
ZÉ GOMES, VÉM CÁ!
COMO TENS PASSADO
NO “CANAVIÁ”?

MORTINHO DE FOME,
SEQUINHO DE SEDE,
ME SUSTENTAVA
EM CANINHAS VERDES.

VÉM CÁ, JOSÉ GOMES,
ANDA ME CONTAR
COMO TE PRENDERAM
NO “CANAVIÁ”.

EU FUI CERCADO
DE CABOS, TENENTES,
CADA UM PÉ DE CANA
ERA UM PÉ DE GENTE.

QUEM TIVER SEUS FILHOS
SAIBA-OS ENSINA
VEJA CABELEIRA
QUEM VAI A ENFORCAR.

ADEUS, Ó CIDADE,
ADEUS SANTO ANTÃO,
ADEUS, MAMÃEZINHA
DO MEU CORAÇÃO.

Um comentário:

  1. que história...o povo de Glória e região merece saber mais do seu passado parabens.



    Maurício Lira Júnior

    ResponderExcluir