sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS

O Governo do Estado de Pernambuco abre as portas do Palácio do Campo das Princesas para o grande público – um roteiro orientará o visitante. Tudo começa no saguão, daí se sobe para o pavimento onde está o Salão das Bandeiras. Deste se caminha por uma galeria que leva ao Gabinete do Governador e ao terraço. No terceiro pavimento temos as Salas de visitas, das Embaixatrizes e dos Embaixadores e o Salão dos Banquetes. Segue-se depois para as Salas Íntimas e a outro terraço. Finalmente podem ser olhadas as Suítes do Governador e outras. Termina a visita nos belos jardins do palácio.

A Praça da República está cercada por edifícios que se identificam com o poder Executivo, o Judiciário e a cultura de Pernambuco. Um lugar marcado no tempo pelo seu destino. Entre as edificações, uma se apresenta com toda a simbologia desse poder, o Palácio do Governo. O palácio e as demais construções são testemunhas, cada uma a seu tempo, da longa vida do lugar, desde o seu nascimento enquanto espaço vazio até os dias de hoje, envolvidos pelas águas dos rios Capibaribe e Beberibe.

Contar a história do palácio é uni-la com a da capitania de Pernambuco, cuja prosperidade, em um distante século XVII, fruto do açúcar, provocou a invasão dos holandeses, em 1630. Com a derrota final dos nativos em 1635, logo vem para governar a conquista batava, no ano 1637, o alemão João Maurício de Nassau. No descanso do guerreiro, no dizer de seu biógrafo, constrói dois palácios, o das Torres e um outro pouco comentado, voltado para a Boa Vista.
Para a construção do primeiro, foi escolhido aquele vazio espaço da ilha de Antônio Vaz. O segundo seria construído do lado oeste da ilha. O palácio e o jardim permaneceram na memória de quantos viram a realização daquele governador/ príncipe e ainda hoje fazem parte do imaginário dos pernambucanos.
O Palácio Friburgo, o das Torres, se integrava a um plano mais amplo, onde a Cidade Maurícia era o objetivo maior do governador Nassau. Nesta reconstituição se pode perceber a unidade do conjunto urbano que ainda persiste no Recife. Depois de 1654, ainda perseverou a construção até os anos finais do século XVIII, quando caiu por terra por terra por ordem de um governador português.
No local permaneceu um anexo servindo de Erário e palco dos acontecimentos da Revolução Pernambucana de 1817, o conde da Boa Vista construiu o que foi o primeiro momento desse palácio. O projeto saiu das mãos do coronel Firmino de Morais Âncora e a construção teve por administrador o major João Pedro de Araújo e Aguiar. Logo o palácio começou a ser reformado e gradualmente foi mudando de aspecto, conforme fotografias e outras representações gráficas da época.
Diante do atual palácio se encontra um jardim projetado por E.Beringer e visto em belíssima litografia de Marc Ferrez, de 1878.
Na segunda década do século passado, o palácio foi vestido com trajes de gosto eclético para se mostrar digno de um Novo Recife, a então chamada “Paris dos Trópicos”. Depois da reforma do antigo palácio pouco restou do mobiliário e das alfaias. O que identifica o novo palácio é sua exuberante decoração, pela qual um mobiliário de gosto dos Luíses garantirá a imagem do poder que se inspira visivelmente naqueles, numa França na qual a corte se vestia de pompa e circunstância capazes, então, no Recife, de legitimar os novos governantes da República.

PROJETO DE VISITAÇÃO DO PALÁCIO DO GOVERNO;
Informações e Agendamentos para Visitação:
Fone: 3181-2281 / 3181-2260 / 3181-2156
fone/fax: 3181-2259
E-mail: cerimonial@governadoria.pe.gov.br

Dias da semana e horários para visitação:
quintas/sextas - 9hàs 11h e 14h às 16h
Domingos - 10h às 12h e 14h às 16h

Um comentário:

  1. Esse slide show sobre o Pálacio do Campos das Princesas é ficou primoroso. Temos que Prestigiar a sede do Governo do Estado de Pernambuco, a terra do Maracatu, Mamulengo, Cocô de roda, ciranda, Papangu, Galo da Madrugada e do carnaval de Olinda, o melhor carnaval do mundo. Parafraseando a radio jornal, de pernambuco falando para o mundo.

    ResponderExcluir