domingo, 8 de fevereiro de 2009

Fazer jornal equivale a enfrentar sacrifícios e responsabilidades sem conta. E o conceito se amplia, se esta atividade é exercida no interior do Brasil, há 130 anos atrás. Quando a nossa cidade vivia quase insulada, comunicando-se com a capital apenas por diligências puxadas por cavalos, duas vezes por semana, a nossa Glória do Goitá, tinha pouco mais de 5 mil habitantes, a maioria residindo na zona rural, que viviam modestamente de recursos tirados da agricultura, cujo os seus principais produtos eram a cana de açúcar e a mandioca.

Eis, que surge Antão Borges Alves, um espírito iluminado, talhado para nobres empreendimentos, concebeu a idéia de trazer o sublime invento de Gutenberg – tipografia, e com ela fundar o nosso primeiro jornal, “O Goitaense” periódico imparcial.

Naquele momento noticiava-se a chegada do Juiz Municipal do Termo da Glória do Goitá, Dr. Feliciano do Rego Barros Araújo Filho.

Antão Borges Alves, nasceu na Vitória de Santo Antão em Setembro de 1844 e Faleceu em Agosto de 1918, na Glória do Goitá. Político filiado ao partido liberal, nomeado Tabelião público do Termo e município da Glória do Goitá, em 1878. No dia 8 de Fevereiro de 1879, imprimiu em sua tipografia, localizada na mesma cidade o jornal “o Goitaense Periódico Imparcial”. Ele também fundou o jornal "o vitoriense" no dia 5 de novembro de 1866, o primeiro jornal da Vitória de Santo Antão, que se intitulava "Gazeta Noticiosa do Interior de Pernambuco".

Um século e três décadas, depois, “O Goitaense” ressuscita com adaptação aos novos tempos, agora na versão digital, através de um blog – goitaense. Blogspot.com, criado por um estudante universitário do curso de História, que reside no Município, o blog conta um pouco da rica história do Município e da sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário